patrocina eventos de exploração animal (Casa di Conti)
entenda
Estilo: Helles Bock
Teor alcoólico: 6,5%
Temperatura ideal de consumo: entre 12 e 14 ºC
IBU (índice de amargor): 25
A 1906 Reserva Especial é uma cerveja de características marcantes da Estrella Galicia, premiada com medalha de bronze. Elaborada através de uma cuidadosa seleção de maltes especiais e lúpulos das variedades Perle Hallertau e Nugget, que lhe conferem aroma e amargor bem equilibrados, Sua coloração âmbar escuro com sabor marcante é derivada da utilização dos maltes tostados. Espuma abundante e cremosa que se mantém no copo durante todo o consumo da cerveja formando a característica “renda de Bruxelas”, a percepção do álcool na boca é de caráter quente e suave, sem as asperezas caracterizadas pela presença do álcool em cervejas com esta graduação.
Na mistura de lúpulo e malte, predomina o aroma limpo, franco e intenso do malte tostado. De bonita coloração âmbar escuro. Limpa e brilhante, de abundante espuma espessa e cremosa, que se mantém durante o consumo. Na boca se apresenta espessa, densa e redonda. Apresenta um ponto de amargor elegante, que derrete na boca. Residual longo e agradável.
A origem da palavra Bock é incerta. Alguns acreditam ter derivado do nome da cidade de Einbock, no sul da Saxônia, que foi um grande centro cervejeiro no século XIII. Com o tempo, as pessoas teriam passado a usar o termo Beck e, mais tarde, Bock, para designar a cerveja ali produzida. Outra hipótese é a de que certos povos, procurando o auxílio e a proteção dos deuses, produziam a sua cerveja apenas durante o período correspondente ao signo de Capricórnio, caprino que, em alemão, se chama Bock. Por isso, muitos rótulos de Bock exibem a imagem de um bode.
A história da Estrella Galicia começa em 1906, das mãos de um arrojado empreendedor, José Mª Rivera Corral, que após retornar da América funda a fábrica “Estrella de Galicia”, dedicada à elaboração de gelo e por um então exótico negócio, a cerveja. Na década de 1920 inicia-se o processo de mecanização e modernização da fábrica pelas mãos de D. Ramón Rivera, filho do fundador, que em Hamburgo forma-se em Ciências Comerciais, e é um dos primeiros espanhóis a obter diploma de Mestre Cervejeiro.
Nos anos 50, a Estrella Galicia inicia um processo de remodelação em que se automatizam os processos de produção, permitindo oferecer um produto consistente e com personalidade própria. Em 1970 o consumo de cerveja cresce em um ritmo vertiginoso, e a produção da Estrella Galicia alcança, nos anos 70, a marca de 10 milhões de litros. Em 2011 acontece a fundação da Estrella Galicia Brasil.
Comentários
Talvez gostasse mais dela se não tivesse provado a Brooklyn Lager antes.
Excelente! Galera aprova!!
valor: R$ 04,00 (350 ml).
.aparência: Um dourado escuro, bonita coloração.
.Aroma: pouco destacado.
.sabor: amargor mediano, um pouco mais encorpada que a estrela pilsen, mas nada de especial.
. sensação: um cerveja que se esforçando muito pode ser chamada de extra. Oferece apenas um amargor de mediano a acentuado, só isso. . Decepcionante.
. ponto forte: talvez a coloração.
.custo beneficio: para uma cerveja chamada reserva especial, esta ótimo o preço, pena que o produto não condiz com a propaganda.
Comentário: pouquíssima coisa melhor que a pilsen da mesma marca.