Procurar cerveja:

Hofbräu Münchner Weisse

Informação

Hofbräu Münchner Weisse

Estilo: Hefeweizen
Teor alcoólico: 5,1%
Temperatura ideal de consumo: entre 4 e 7 ºC

Até certo tempo, as cervejas de trigo só podiam ser produzidas por privilégio de Duques. A Hofbräuhaus gostou deste direito exclusivo de quase 200 anos, mantendo, assim, o monopólio de cervejas de trigo na Baviera. Mas, mesmo depois do monopólio, a Hofbräu Münchner Weisse é um tipo muito especial de cerveja. O que poderia ser mais prazeroso do que saciar sua sede com uma Weissbier fermentada deliciosamente, e saboreando o formigamento e sensação efervescente em sua boca? Com um teor alcoólico de cerca de 5,1%, é puro e refrescante prazer.

Harmoniza com: aperitivos, salsichas brancas, peixe, carne de porco, aspargos e queijo suave.

Em inglês, wheat significa “trigo”e rye “centeio”. Mas a palavra mais usada para se referir às cervejas de trigo vêm do alemão: Weizen, que significa “trigo”, e Weiss “branco”. Ambos os termos são usados para identificar as cervejas feitas de trigo - Weissbier e Weizenbier.

De acordo com as leis alemãs, para serem consideradas cervejas de trigo têm que ter, no mínimo 50% de malte de trigo e o restante de malte de cevada. Algumas vezes a bebida é filtrada e, nesse caso, é chamada Kristallweizen, por causa da sua transparência e da cor clara. Porém, se o prefixo Hefe (em alemão “fermento”) é adicionado, significa que a cerveja não foi filtrada e, portanto, ainda mantém algum fermento, o que aumenta um pouco mais a sua turbidez, já existente ao uso de trigo na receita. Nesse caso, é denominada Hefe-Weiss ou Hefeweizen.

A Hofbräuhaus ("haus" significa "casa" em alemão) em Munique na Alemanha é um marco de prestígio internacional e, ao mesmo tempo, o lugar mais famoso por servir cervejas em Munique, tornou-se a cervejaria dos duques e reis da Baviera. Sua história tem mais de 400 anos. Fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera, a Hofbräuhaus em Munique foi a base para a mundialmente famosa marca Hofbräu München. Até o início do século XIX fabricava cerveja exclusivamente para a corte real. Quando em 1828 a cerveja na Hofbräuhaus foi autorizada a ser servida ao público, começou o desenvolvimento da cervejaria e o negócio de restaurante como o conhecemos hoje. Em 1879, o então diretor da cervejaria lançou a marca Hofbräu München, com a inscrição HB mundialmente famosa com a coroa em seu logotipo.

No blog 7 Malas, Carol Saraiva escreveu sobre algumas curiosidades sobre a Hofbräuhaus: Durante todos esses séculos a cervejaria colecionou história incríveis. Diz a lenda que durante a Guerra dos 30 anos, o exército sueco, que estava prestes a atacar a Alemanha, foi silenciado com 60 mil litros da cerveja, poupando o lugar. Dizem também que o grande incêndio de 1823 foi apagado graças a litros de cerveja, já que a água estava toda congelada por causa das baixas temperaturas. Para dar mais caldo à história do lugar, a cervejaria também contou com ilustríssimos e importantíssimos clientes, muitos deles assíduos, como Mozart, a Impreratriz Sissi de Viena e até Lenin, que chegou a escrever em suas memórias que se lembrava “com carinho da Hofbräuhaus, onde a boa cerveja atenua as diferenças de classe”. Foi também na Hofbräuhaus que Adolf Hitler organizou as cartas contendo os ideais do Partido Nazista e fez diversos discursos para os seus amigos.

Cervejaria: http://www.hofbraeu-muenchen.de
Local: Alemanha
Membros: 26
Última atividade: 10 Out














Opiniões e comentários

Comentário de Diogo Bonzanini em 31 agosto 2014 às 22:43
Avaliou Nota 8/10
Comentário de Jefferson Chicone em 29 setembro 2014 às 13:53

Aroma fermento, trigo e leve cítrico. Sabor clássico e bem presente de banana, cravo, tutti-fruti, leve acidez, final com um leve amargor e refrescante. http://instagram.com/p/s6EEOOlht6/

Avaliou Nota 7/10
Comentário de David loureiro em 22 dezembro 2014 às 16:04
Gostei ! Estou iniciando minha vida nas cervas internacionais gostei muito desta
Comentário de Cesar Augusto Arenhart em 14 março 2015 às 22:41

Uma verdadeira Cerveja Weiss! Top!!!

Avaliou Nota 8/10

Comentário

Você precisa ser um membro de Hofbräu Münchner Weisse para adicionar comentários!

 

Já tomaram (26)

 
 
 

Eventos

Mundo Cervejeiro

Pré-venda da Trooper Hallowed - a nova cerveja edição limitada do Iron Maiden com Robinsons

Postado por Lokobeer em 1 agosto 2017 às 20:34 0 Comentários

A nova cerveja Trooper anunciada no início de Julho pela cervejaria britânica Robinsons Brewery e o Iron Maidein está agora disponível para compra por pré-venda! Chegará às prateleiras e pubs selecionados a partir de 1º de outubro, mas os desesperados poderão se arriscar a pedir na…

Continuar

Cerveja feita com restos de pão evita o desperdício de 24 milhões de fatias

Postado por Lokobeer em 23 julho 2017 às 9:00 0 Comentários

É um fato triste que vemos diariamente, toneladas de comida desperdiçada em restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação. Enquanto há alto índices de pessoas passando fome pelo mundo e principalmente em nosso país, vemos o descuido, ou até descaso, diário do desperdício de comida nas pessoas almoçando à nossa volta.…

Continuar

Membros

Nova versão do aplicativo lokobeer traz recursos inovadores e muita tecnologia

 

  

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2017   Criado por Alessandro SS.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço