Procurar cerveja:

Hofbräu Münchner Weisse

Informação

Hofbräu Münchner Weisse

Estilo: Hefeweizen
Teor alcoólico: 5,1%
Temperatura ideal de consumo: entre 4 e 7 ºC

Até certo tempo, as cervejas de trigo só podiam ser produzidas por privilégio de Duques. A Hofbräuhaus gostou deste direito exclusivo de quase 200 anos, mantendo, assim, o monopólio de cervejas de trigo na Baviera. Mas, mesmo depois do monopólio, a Hofbräu Münchner Weisse é um tipo muito especial de cerveja. O que poderia ser mais prazeroso do que saciar sua sede com uma Weissbier fermentada deliciosamente, e saboreando o formigamento e sensação efervescente em sua boca? Com um teor alcoólico de cerca de 5,1%, é puro e refrescante prazer.

Harmoniza com: aperitivos, salsichas brancas, peixe, carne de porco, aspargos e queijo suave.

Em inglês, wheat significa “trigo”e rye “centeio”. Mas a palavra mais usada para se referir às cervejas de trigo vêm do alemão: Weizen, que significa “trigo”, e Weiss “branco”. Ambos os termos são usados para identificar as cervejas feitas de trigo - Weissbier e Weizenbier.

De acordo com as leis alemãs, para serem consideradas cervejas de trigo têm que ter, no mínimo 50% de malte de trigo e o restante de malte de cevada. Algumas vezes a bebida é filtrada e, nesse caso, é chamada Kristallweizen, por causa da sua transparência e da cor clara. Porém, se o prefixo Hefe (em alemão “fermento”) é adicionado, significa que a cerveja não foi filtrada e, portanto, ainda mantém algum fermento, o que aumenta um pouco mais a sua turbidez, já existente ao uso de trigo na receita. Nesse caso, é denominada Hefe-Weiss ou Hefeweizen.

A Hofbräuhaus ("haus" significa "casa" em alemão) em Munique na Alemanha é um marco de prestígio internacional e, ao mesmo tempo, o lugar mais famoso por servir cervejas em Munique, tornou-se a cervejaria dos duques e reis da Baviera. Sua história tem mais de 400 anos. Fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera, a Hofbräuhaus em Munique foi a base para a mundialmente famosa marca Hofbräu München. Até o início do século XIX fabricava cerveja exclusivamente para a corte real. Quando em 1828 a cerveja na Hofbräuhaus foi autorizada a ser servida ao público, começou o desenvolvimento da cervejaria e o negócio de restaurante como o conhecemos hoje. Em 1879, o então diretor da cervejaria lançou a marca Hofbräu München, com a inscrição HB mundialmente famosa com a coroa em seu logotipo.

No blog 7 Malas, Carol Saraiva escreveu sobre algumas curiosidades sobre a Hofbräuhaus: Durante todos esses séculos a cervejaria colecionou história incríveis. Diz a lenda que durante a Guerra dos 30 anos, o exército sueco, que estava prestes a atacar a Alemanha, foi silenciado com 60 mil litros da cerveja, poupando o lugar. Dizem também que o grande incêndio de 1823 foi apagado graças a litros de cerveja, já que a água estava toda congelada por causa das baixas temperaturas. Para dar mais caldo à história do lugar, a cervejaria também contou com ilustríssimos e importantíssimos clientes, muitos deles assíduos, como Mozart, a Impreratriz Sissi de Viena e até Lenin, que chegou a escrever em suas memórias que se lembrava “com carinho da Hofbräuhaus, onde a boa cerveja atenua as diferenças de classe”. Foi também na Hofbräuhaus que Adolf Hitler organizou as cartas contendo os ideais do Partido Nazista e fez diversos discursos para os seus amigos.

Cervejaria: http://www.hofbraeu-muenchen.de
Local: Alemanha
Membros: 26
Última atividade: 10 Out














Opiniões e comentários

Comentário de Diogo Bonzanini em 31 agosto 2014 às 22:43
Avaliou Nota 8/10
Comentário de Jefferson Chicone em 29 setembro 2014 às 13:53

Aroma fermento, trigo e leve cítrico. Sabor clássico e bem presente de banana, cravo, tutti-fruti, leve acidez, final com um leve amargor e refrescante. http://instagram.com/p/s6EEOOlht6/

Avaliou Nota 7/10
Comentário de David loureiro em 22 dezembro 2014 às 16:04
Gostei ! Estou iniciando minha vida nas cervas internacionais gostei muito desta
Comentário de Cesar Augusto Arenhart em 14 março 2015 às 22:41

Uma verdadeira Cerveja Weiss! Top!!!

Avaliou Nota 8/10

Comentário

Você precisa ser um membro de Hofbräu Münchner Weisse para adicionar comentários!

 

Já tomaram (26)

 
 
 

Mundo Cervejeiro

Bodebrown tem loja de insumos para produção de cerveja

Postado por Lokobeer em 15 novembro 2017 às 5:30 0 Comentários



Apoiadora da produção independente, a cervejaria curitibana Bodebrown também conta em sua loja com insumos e equipamentos para o preparo caseiro de cervejas. Além de produtos Bodebrown como cervejas, bonés e camisetas, o espaço no Hauer vende diversos materiais para quem quer começar a produzir…

Continuar

Pré-venda da Trooper Hallowed - a nova cerveja edição limitada do Iron Maiden com Robinsons

Postado por Lokobeer em 1 agosto 2017 às 20:34 0 Comentários

A nova cerveja Trooper anunciada no início de Julho pela cervejaria britânica Robinsons Brewery e o Iron Maidein está agora disponível para compra por pré-venda! Chegará às prateleiras e pubs selecionados a partir de 1º de outubro, mas os desesperados poderão se arriscar a pedir na…

Continuar

Cerveja feita com restos de pão evita o desperdício de 24 milhões de fatias

Postado por Lokobeer em 23 julho 2017 às 9:00 0 Comentários

É um fato triste que vemos diariamente, toneladas de comida desperdiçada em restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação. Enquanto há alto índices de pessoas passando fome pelo mundo e principalmente em nosso país, vemos o descuido, ou até descaso, diário do desperdício de comida nas pessoas almoçando à nossa volta.…

Continuar

Membros

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2017   Criado por Alessandro SS.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço