Procurar cerveja:

Informação

Gulden Draak

Estilo: Belgian Tripel
Teor alcoólico: 10,5%
Temperatura ideal de consumo: entre 8 e 12 ºC

A Gulden Draak é uma cerveja escura com espuma com cor de caramelo. No aroma nota-se seu alto teor alcoólico, queimado malte e café. Sabor econrpado, com toques de chocolate, caramelo e álcool e longo retrogosto agridoce. Como as outras cervejas especiais da cervejaria Van Steenberge , Gulden Draak é uma cerveja de alta fermentação, com dupla fermentação. Para a segunda fermentação, a levedura de vinho é usada, contribuindo para o seu sabor incomparável. A fermentação tanto na garrafa como no tambor, assegura uma capacidade de conservação durante anos com evolução no paladar.

A Gulden Draak é apresentada em um frasco branco, com uma bandeira negra, o dragão dourado e as letras vermelhas constituem um resultado elegante, que não tem igual entre as muitas cervejas especiais belgas.

O Gulden Draak (Dragão Dourado) deve o seu nome à estátua dourada no topo da torre de sino em Ghent. Tal símbolo imponente que perdurou por mais de seis séculos precisa de uma cerveja igualmente imponente. A lenda diz que o dragão dourado era o primeiro destaque na proa do navio com o qual o rei norueguês Sigrid Magnusson saiu em uma cruzada em 1111. A estátua foi oferecida pelo imperador de Constantinopla (atual Istambul) para colocá-lo na cúpula do Aya Sophia. Alguns anos depois, o dragão norueguês acabou nas mãos de Bruges. Após a batalha no campo de Beverhout em 1382, os habitantes de Ghent levaram o dragão como butim de guerra e o colocaram no topo de sua torre de sino.

Harmoniza com: pode ser bebida como aperitivo ou sobremesa, ou sempre que você tiver tempo para sentar e relaxar. Mas este vinho de cevada também é perfeito com ensopados, especialmente a variedade de Ghent. Também acompanha bem molhos para carne vermelha. Também pode ser harmonizado com doce, especialmente em combinação com o chocolate escuro.

Dica da cervejaria: substitua o uísque no café irlandês por Gulden Draak ou beba com Pas de Bleu, surpreendente e típico de Ghent. Você vai se surpreender.

As cervejas do grupo Belgian Ale são típicas da região franco-belga. Um dos tipos, o chamado Belgian Specialty Ale, é na verdade um estilo criado para abrigar as múltiplas variações disponíveis naquela região. A Bélgica, em relação à cerveja, é conhecida muldialmente como a região mais criativa, por misturar o tradicional e o contemporâneo. Talvez influenciadas pela sofisticação gastronômica da cultura local, as cervejas ali criadas e produzidas utilizam muitas ervas, especiarias e variações no seu processo de produção, o que permite uma variedade muito interessante da bebida, que explora amplamente os sentidos.

A história da Brouwerij Van Steenberge remonta a 1784. Muitas centenas de cervejarias faziam a sua própria cerveja para consumo próprio ou como uma atividade do lado da agricultura, pois era mais seguro beber cerveja do que água. Em Ertvelde, Jean Baptiste De Bruin começou a cervejaria De Peer. Ele transformou a fábrica de cerveja em sua principal atividade.

De Bruin casado com Angelina Petronella Schelfaut, que continuou a cervejaria após sua morte. Quando ela morreu, deixou a cervejaria para seu primo, Jozef Schelfaut, que tinha assistido ela por muitos anos na cervejaria e conhecia a arte da fabricação de cerveja. Sua filha casou-se com Margriet Paul Van Steenberge, professor de microbiologia na escola cervejeira de Ghent, na Bélgica. Após a Primeira Guerra Mundial, ele assumiu o comando da cervejaria para dar continuidade a tradição que persiste até hoje.

Cervejaria: http://www.vansteenberge.com
Local: Bélgica
Membros: 48
Última atividade: 9 Out














Opiniões e comentários

Comentário de Alessandro SS em 3 dezembro 2013 às 17:25
Avaliou Nota 8/10 
Comentário de Maurício Venâncio Sperandio em 7 fevereiro 2014 às 20:48
Avaliou Nota 10/10 
Comentário de Marco Baumgarten em 8 abril 2014 às 4:20
Avaliou Nota 9/10
Comentário de Lilian Teixeira em 15 agosto 2014 às 15:41
Avaliou Nota 10/10
Comentário de Artur Augusto Gonçalves em 13 setembro 2014 às 11:54

Excelente!!!

Comentário

Você precisa ser um membro de Gulden Draak para adicionar comentários!

 

Já tomaram (48)

 
 
 

Mundo Cervejeiro

Bodebrown e Iron Maiden lançam cerveja em parceria

Postado por Lokobeer em 9 setembro 2019 às 9:00 0 Comentários



A Cervejaria Bodebrown aproveita sua participação no Mondial de La Bière do Rio de Janeiro para divulgar uma nova parceria internacional de peso. Trata-se da cerveja Trooper IPA, criada em parceria com a banda Iron Maiden. Os irmãos Samuel e Paulo Cavalcanti, da Bodebrown, trabalharam com o vocalista Bruce Dickinson neste…

Continuar

Bodebrown tem loja de insumos para produção de cerveja

Postado por Lokobeer em 15 novembro 2017 às 5:30 0 Comentários



Apoiadora da produção independente, a cervejaria curitibana Bodebrown também conta em sua loja com insumos e equipamentos para o preparo caseiro de cervejas. Além de produtos Bodebrown como cervejas, bonés e camisetas, o espaço no Hauer vende diversos materiais para quem quer começar a produzir…

Continuar

Pré-venda da Trooper Hallowed - a nova cerveja edição limitada do Iron Maiden com Robinsons

Postado por Lokobeer em 1 agosto 2017 às 20:34 0 Comentários

A nova cerveja Trooper anunciada no início de Julho pela cervejaria britânica Robinsons Brewery e o Iron Maidein está agora disponível para compra por pré-venda! Chegará às prateleiras e pubs selecionados a partir de 1º de outubro, mas os desesperados poderão se arriscar a pedir na…

Continuar

Cerveja feita com restos de pão evita o desperdício de 24 milhões de fatias

Postado por Lokobeer em 23 julho 2017 às 9:00 0 Comentários

É um fato triste que vemos diariamente, toneladas de comida desperdiçada em restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação. Enquanto há alto índices de pessoas passando fome pelo mundo e principalmente em nosso país, vemos o descuido, ou até descaso, diário do desperdício de comida nas pessoas almoçando à nossa volta.…

Continuar

Membros

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

© 2019   Criado por Alessandro SS.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço